A AERLIS organizou em Oeiras, uma Sessão de Esclarecimento sobre o Portugal 2020: Incentivos e Financiamento para Empresas, que contou com a presença de cerca de 150 participantes.
Foram apresentados os concursos do Portugal 2020 atualmente abertos ou com abertura prevista, as obrigações dos candidatos, as despesas de investimento elegíveis e os critérios de seleção das candidaturas, para ajudar as empresas a planear uma candidatura com sucesso.
Na abertura da sessão estiveram presentes: João Teixeira, Presidente da CCDR LVT e Gestor do PORLVT - Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo e António Ferreira de Carvalho, Presidente da AERLIS.
Contámos igualmente com a intervenção de Dulce Barros, Secretária Técnica do Programa Operacional Regional de Lisboa e com as seguintes apresentações: as Linhas de Crédito bonificadas por parte do Millennium bcp, os Sistemas de Incentivos do Compete 2020 para as empresas, as oportunidades de crescimento através de Fusões, Aquisições e Reestruturação Empresarial e alguns testemunhos de empresas com candidaturas aprovadas.
Os elevados níveis de endividamento das empresas, a insuficiência de capitais próprios, os elevados riscos de insolvência e as restrições no acesso ao crédito constituem entraves relevantes ao financiamento da atividade económica e, em particular, do investimento empresarial. Os fundos comunitários muito têm contribuído para a melhoria das condições de financiamento das PME, tanto por via da facilitação do acesso ao capital alheio, como do reforço do capital próprio, visando o estímulo à inovação e ao investimento com forte incorporação de conhecimento e valor acrescentado e gerador de emprego.
Para as empresas que pretendam incrementar o nível de competitividade dos seus negócios, para as que enfrentam constrangimentos no desenvolvimento da sua atividade e para as empresas que, por outros motivos, equacionam a alienação total ou parcial do seu capital, existem instrumentos para o fazer, através de processos de fusão, aquisição e restruturação.
Pretendeu-se com esta sessão dar a conhecer instrumentos para melhorar as condições de financiamento das empresas, visando o estímulo à inovação, internacionalização e crescimento, e contribuir para a produção de bens e serviços transacionáveis, o incremento das exportações, a transferência de resultados do sistema científico para o tecido produtivo e a promoção do desenvolvimento sustentável - alguns dos objetivos do programa Portugal 2020.
Agradecemos ao Millennium bcp e à Mercal pelo apoio para a realização do evento e aos vários oradores que aceitaram o nosso convite para partilhar o seu conhecimento e experiência e que muito contribuíram para o sucesso desta iniciativa.